Mar Morto pode desaparecer em 40 anos, alertam especialistas
Fenômeno geológico único, o Mar Morto está ameaçado de desaparecer. Impressionantes imagens aéreas mostram o encolhimento da área dele e servem de alerta em relatórios ambientais porque nos últimos 40 anos, essa redução teria sido de pelo menos 35%.
Situado no Oriente Médio, entre os territórios de Israel, Palestina e Jordânia, o Mar Morto tem seu nível de superfície reduzido a cerca de um metro por ano e estimativas apontam que em 40 anos pode desaparecer.
O Mar Morto é um lago de água tão salgada que faz qualquer um flutuar sem qualquer esforço, sendo um dos locais de maior interesse turístico. Agora, oficialmente, o Mar Morto está realmente ameaçado de desaparecer.
Imagens aéreas divulgadas pela rede BBC News, mostra que, conforme as águas recuam, aparecem crateras capazes de fazer ruir construções inteiras. Estimativas já contabilizam mais de 6,5 mil crateras ao longo das bordas.
CAUSAS
Entre as causas apontadas para este fenômeno, está o resultado da grande evaporação e a escassez de água em razão do uso para fins agrícolas ‘e para obtenção de água potável necessária para uma crescente população em Israel’.
O Mar Morto é abastecido por águas de fontes naturais que o rodeiam, como é o caso do Rio Jordão, mas desde a década de 60 do século passado começaram a construir infraestruturas que desviaram fontes de água para abastecer as populações.
Além disso, a mineração na região também é apontada por ambientalistas para a alteração daquele curso de água.
Alguns afirmam que falhas na gestão hídrica pelo Oriente Médio, onde a instabilidade política impede o consenso para acordos internacionais que possam refrear o fenômeno, contribuem para problemas como esse, considerado grave.
ESTUDOS
Entrevistado pela BBC, o pesquisador Eli Raza, que estuda os poços há 17 anos, tem levado grupos para visitar as crateras e chamar a atenção para o problema
Ele afirma que “a crise hídrica deve servir para que as pessoas conheçam a crise do Mar Morto, para que entendam o que acontece”. E ironiza: “as pessoas que vêm aqui ficam impressionadas com o cenário que é muito lindo.”
Para Raza, é importante disponibilizar uma forma segura de chegar a esses locais para mostrar ao mundo o que acontece, e, além disso, reativar o turismo’.
Algumas das crateras têm dimensões impressionantes que atingem 100 metros de largura e 50 metros de profundidade e os buracos se abrem ao longo dos últimos 30 anos nas costas israelense e jordaniana do Mar Morto.
As crateras fazem a região parecer ter sido atingida por múltiplos terremotos que deixaram um rastro de destruição.
Também conhecido como Mar Salgado em hebraico, o Mar Morto é um dos mares mais salgados do mundo, com cerca de 34% de salinidade, de oito a nove vezes mais salgado que o resto dos mares.
ASSUNTOS: Curiosidades