Siga o Portal do Holanda

Cura pela Natureza

Saiba como consumir o espinafre e aproveitar todo seu poder de nutrição

Publicado

em

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nos desenhos animados o Popeye comia espinafre para ficar super forte e derrotar seu inimigo e salvar sua namorada Olivia Palito. E como a vida imita a arte, os especialistas realmente consideram o espinafre um grande aliado da saúde.

As folhas verdes bem escuras são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, cálcio, magnésio e fósforo. De acordo com o UOL, para tirar o maior proveito dessa hortaliça, é preciso ter alguns cuidados no preparo.

No mercado

Ao escolher seu espinafre, dê preferência às hortaliças com folhas inteiras, sem machucados e que estejam firmes, evitando os que estejam murchos, amarelados e com pontos pretos. Ao chegar em casa, lave e coloque diretamente na geladeira, para que as folhas não estraguem.

Como consumir

Deve-se evitar ingerir os espinafres crus, mas para que não se perca os nutrientes, as folhas não devem ser cozidas por muito tempo. O cozimento deve ser feito com a panela tampada, por apenas alguns minutos, até que as folhas murchem e fiquem macias. No geral, a água que fica nas folhas após a lavagem é suficiente para a cocção mas, caso necessário, pode-se acrescentar um pouco mais. Quando o espinafre está cozido demais, as folhas tendem a perder a cor verde e ficam amareladas.

Outra forma de cozê-lo é no vapor, o que ajuda a preservar os nutrientes. Antes de usar o espinafre nas receitas, as folhas devem ser espremidas para retirar o excesso de água. Para congelar, basta passar o espinafre por água fervente por alguns segundos, depois por água fria e escorrer bem antes de levar ao freezer.

+ Cura pela Natureza

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.