Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Planta usada para fazer cachaça pode ajudar na cura de úlceras crônicas

Publicado

em

Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O que o governador Wilson Lima não pode controlar


A planta Urubucaá tem a raiz amarga, é tônica, febrífuga, estimulante, emenagoga e antidiarréica. Em doses elevadas, provoca náuseas e perturbações cerebrais, além de efeito abortivo, por isso, não recomendável para gestantes.

Um preparo de sua raiz em pó é usado para curar úlceras crônicas. No Sul do Brasil, toma-se o chá da planta no chimarrão. No Nordeste,  faz-se infusão na cachaça, o que não é recomendável  devido à toxicidade de uma substância chamada ácido aristolóquico presente em todas as espécies desse gênero de planta. Esse ácido, de cheiro forte e sabor amargo, é capaz de paralisar os rins e prejudicar o fígado.

Os emplastros de uso externo, feitos com a planta macerada e argila, podem ser eficientes como antissépticos e na cicatrização de ulcerações da pele também, assim como alguns componentes isolados a partir de extratos de base alcoólica servem para usos tópicos.

 

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.