Espécie de raiz pode ajudar em casos de hemorragia uterina
Com propriedades medicinais de anestésica local, aperiente, bronco-espasmódica, emético, expectorante, relaxante, estimulante e tônico, o rizoma (raiz) do Gengibre Selvagem tem indicações o combate à tosse e catarro bronquial, resfriados recentes, febre escarlate e pneumonia.
Pode regular menstruação reprimida, atonia e congestão do útero, estimulante do parto, hemorragias uterinas, cólica e menstruação dolorosa, transpiração excessiva e fria.
Os índios usavam a infusão das folhas para baixar a febre tifóide e um cataplasma quente, juntamente com a erva Espicanardo, coberto com um pano e amarrada com talas de cedro, para o tratamento de fraturas.
E usavam a decocção da raiz e rizomas fervidos como contraceptivo oral.
Mas pode causar náuseas, queimação na língua, gastroenterite, diarreia, erisipelas, hemorragias internas, abortos, lesões renais.
O pó é usado como estimulante para expelir catarro e estimular a contração de vasos sanguíneos (aplicado localmente em hemorragias), na dose de 0,5 g a 1 g. E a infusão de 8g do pó em 250ml de água morna a ser tomada em doses de uma a quatro colheres de sopa cheias de trinta em trinta minutos
Veja também
ASSUNTOS: Gengibre Selvagem, hemorragia uterina, Plantas medicinais, Cura pela Natureza