Compartilhe este texto

Teste de urina é esperança para diagnóstico do câncer de pâncreas

Por Portal Do Holanda

04/08/2015 5h18 — em




O teste de urina pode ser a esperança para diagnóstico do câncer de pâncreas. A existência de três proteínas únicas na urina dos portadores desta doença pode ser a chave para a descoberta prévia da doença.

Esta é a conclusão de uma investigação do Centro de Pesquisa de Câncer do Reino Unido, que detectou que apenas os portadores de câncer de pâncreas apresentam níveis elevados de três proteínas específicas, LYVE1, REG1A e TFF1.

Para a pesquisa, foram analisadas 500 amostras de urina, sendo que menos de 200 pertenciam a doentes com câncer de pâncreas, cerca de 92 pacientes com pancreatite crônica e 87 pessoas saudáveis. As restantes, conta a rede britância BBC, pertenciam a pacientes com doenças hepáticas e da vesicula biliar.

A presença ‘exclusiva’ de valores elevados de LYVE1, REG1A e TFF1 nos pacientes com câncer de pâncreas assume-se como uma ‘assinatura proteica’ e que apresentou uma taxa de exatidão de 90%, o que leva os pesquisadores a garantir que um simples teste de urina será capaz de detectar precocemente a doença.

O câncer de pâncreas é o que apresenta a menor taxa de sobrevivência e que é diagnosticado na maioria das vezes já em fase avançada, cerca de 80% dos casos.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+