Compartilhe este texto

Zona Franca de Manaus fica de fora de proposta que reduz benefícios fiscais

Por Portal Do Holanda

08/07/2025 23h57 — em
Brasil


Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Manaus/AM - A Zona Franca de Manaus ficou de fora do projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, que reduz os benefícios fiscais federais em, no mínimo, 10%.  O PLP teve urgência aprovada nesta terça-feira (08) na Câmara dos Deputados, o que permite sua votação direta em plenário.

De acordo com a Agência Brasil, a exclusão da Zona Franca acontece em decorrência de um regime tributário próprio e garantias previstas na Constituição, o que justifica o tratamento diferenciado.

Além da Zona Franca, também ficaram de fora da proposta os incentivos ao Simples Nacional, às áreas de livre comércio, a entidades sem fins lucrativos, produtos da cesta básica, programas de bolsas de estudo e setores como tecnologia da informação e semicondutores.

A PLP prevê a redução gradual dos benefícios fiscais ao longo de dois anos: no mínimo 5% no primeiro ano e outros 5% no ano seguinte, após a entrada em vigor da lei.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil