Vazamento do Facebook expôs seu número de telefone? Saiba o que fazer

Por Portal do Holanda

07/04/2021 15h32 — em Brasil

Coleta de dados foi realizada em 2019 e obteve 8 milhões de números de telefone brasileiros - Divulgação

Um arquivo contendo informações sobre mais de 500 milhões de usuários do Facebook foi recentemente publicado de graça em um fórum de hackers. Os dados, porém, são de 2019.

Segundo o G1, muitos pacotes de dados como este passam por um ciclo comum, onde após ser obtida, a informação é comercializada de maneira particular por preços cada vez menores, até ser disponibilizada de graça.

Isso acontece por dois motivos: o primeiro, porque cada comprador passa a ser um novo vendedor, tendo em vista que dados podem ser copiados sem custo e o segundo, porque a informação vai ficando desatualizada e perde valor ao longo do tempo.

Com muita gente querendo vender e poucos interessados em comprar informação velha, o preço do arquivo acaba chegando a zero. Disponibilizar o arquivo de graça, porém, ajuda os hackers a melhorarem sua reputação no mundo do crime.

É por isso que pacotes de dados "ressurgem" como algo aparentemente novo muito depois. Mesmo não sendo uma novidade, o pacote agora está nas mãos de muitas pessoas, e vale a pena saber entender do que se trata.

Quais dados estão no vazamento?

A informação predominante é o número de telefone, presente em todos os 530 milhões de registros. De acordo com o especialista em segurança digital Troy Hunt, apenas 2,5 milhões de registros têm o endereço de e-mail, por exemplo.

No geral, as informações devem corresponder ao que estava disponível publicamente nos perfis na data da coleta, em setembro de 2019.

Cerca de 8 milhões de registros foram atribuídos ao Brasil, mas isso não significa que todos esses perfis tinham dados de localização.

O meio utilizado para obter as informações não dava acesso a senhas, o que significa que não há senhas no pacote.

Estou no vazamento. O que eu faço?

As informações no arquivo permitem associar o seu nome ao seu número de telefone. Essa é uma informação que pode ser obtida de diversas fontes, e nem sempre é possível evitar essa associação.

É importante que você não se assuste com mensagens que associem o seu nome ao número de telefone. Mantenha a calma e lembre-se que esses vazamentos e banco de dados existem, e que eles podem ser compartilhados sem sua autorização.

Para diminuir o risco, ajuste as configurações das suas redes sociais para bloquear a busca por telefone e não deixe informações abertas em seu perfil.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil