Compartilhe este texto

TCU aprova sigilo em voos de autoridades em aeronaves da FAB

Por Portal Do Holanda

02/05/2024 13h45 — em
Brasil


Foto: José Cruz / Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União aprovou uma regra que permite esconder voos de autoridades em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), por "motivos de segurança". A decisão beneficia o vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República. 

Segundo a Corte de Contas, a divulgação dos dados pode colocar em risco a segurança de instituições e "altas autoridades", mesmo depois de as viagens terem sido realizadas. Os voos não beneficiam os ministros do Estado. 

Contudo, apesar de existir sigilo das informações para a sociedade, a Corte ainda poderá acessá-la para realizar fiscalizações e requerer dados. Também foi reiterado pelo presidente do Tribunal, Bruno Dantas, que a autoridade, ao fazer um pedido de apoio aéreo à FAB, deve "informar as razões de segurança que justificam a requisição da aeronave".

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil