Compartilhe este texto

Tarcísio nega intenção golpista e diz que Bolsonaro estava "triste e resignado"

Por Portal Do Holanda

30/05/2025 9h13 — em
Brasil


Foto: Marcos Corrêa/PR

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou nesta sexta-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não teve conhecimento de qualquer intenção golpista por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022. Segundo ele, Bolsonaro estava “triste e resignado” com o resultado e não mencionou qualquer possibilidade de ruptura institucional.

"Jamais [tive conhecimento de intenções golpistas]. Nunca. Assim como nunca tinha acontecido no meu período de ministério. Nesse período em que estive com o presidente nessa reta final, nas visitas que eu fiz, ele jamais tocou nesse assunto e não mencionou qualquer tipo de ruptura. Encontrei um presidente triste, resignado. Esse assunto nunca veio à pauta", disse Tarcísio.

Tarcísio, que foi ministro da Infraestrutura durante o governo Bolsonaro, depôs como testemunha no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. A 1ª Turma do STF ouve nesta sexta testemunhas indicadas pela defesa do ex-presidente. Segundo o governador, durante as visitas que fez a Bolsonaro após o pleito, o então presidente não abordou o tema de golpe.

Outro aliado de Bolsonaro, o senador e ex-ministro Ciro Nogueira (PP-PI), também negou ter presenciado qualquer intenção golpista. Ele afirmou que coordenou a transição de governo a pedido do ex-presidente e declarou que "em momento nenhum" houve tentativa de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Nogueira ainda disse desconhecer qualquer vínculo de Bolsonaro com os ataques de 8 de janeiro.

Apesar dos depoimentos, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao STF por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A PGR aponta que o ex-presidente e o então candidato a vice, Braga Netto,


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil