Compartilhe este texto

Suspeito de ser membro do Hamas é barrado pela PF ao desembarcar no Brasil

Por Portal Do Holanda

23/06/2024 7h49 — em
Brasil


Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal reteve neste fim de semana, no Aeroporto de Guarulhos  (SP), o palestino, Muslim M. A Abuumar, 37. Segundo a Polícia Federal, o homem é suspeito de ser um dos membros do alto escalão do Hamas, que atua como porta-voz do grupo, e estaria na lista de procurados do FBI.

Abbumar desembarcou no Brasil na última sexta-feira (21), acompanhado da esposa grávida, do filho, 6, e da sogra, 69, que são da Malásia. O palestino estava com visto de 90 dias para permanecer no país, mas a suspeita da PF é de que ele tenha vindo do Catar, a fim de que ela tivesse o bebê aqui e conseguisse dupla cidadania.

A PF afirma que esse “método” tem sido usado por outros suspeitos de envolvimento com grupos extremistas para se instalarem no Brasil.

Contudo, o advogado da família, Bruno Henrique de Moura, nega a acusação e diz a PF não apresentou nenhuma prova de que Abuumar consta como procurado e questiona a abordagem feita a ele e a família ainda na porta do avião,

“No ato, agente que não foi identificado, questionou suas predileções políticas, se ele apoia a resistência palestina à ocupação da faixa de Gaza pelo Estado de Israel e suas motivações para viajar até o Brasil”, alegou em uma petição apresentada à Justiça.

Ele afirma que o pallestino tem um irmão que mora no interior de São Paulo e veio ao país para visitá-lo. Bruno informa ainda que as passagens de volta da família estão compradas para 9 de julho, o que provaria que eles não tem a intenção de ficar. 

A juíza plantonista Millena Marjorie Fonseca da Cunha, decidiu nesse sábado (22) que a repatriação do palestino não aconteça por hora e deu o prazo de 24 horas, que se encerra hoje (23), para que a PF apresente provas documentais de que Abuumar consta como foragido e pode ser membro do Hamas.

Enquanto isso, ele está em um hotel em Guarulhos, custeado pela empresa aérea Qatar Airways.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil