STF declara Moro parcial no julgamento de Lula sobre tríplex

Por Portal do Holanda

23/06/2021 15h30 — em Brasil

Moro e Lula - Foto: Reprodução

O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou em sessão nesta quarta-feira (23), por 7 votos a  4, o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar o ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá (SP). Com o resultado, as acusações contra o ex-presidente serão anuladas. 

De acordo com o Conjur, o decano Marco Aurélio, que havia pedido vista, votou contra a declaração de suspeição de Moro. Prevaleceu o voto divergente do ministro Gilmar Mendes, para quem a decisão de suspeição tem efeitos mais amplos do que a de incompetência de um juízo. Entre eles, o de anular os atos processuais, que, no caso de incompetência, podem ser ratificados e mantidos no processo pelo novo juiz.

Portanto, a declaração de incompetência da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba (que tinha Moro como titular) para julgar Lula não fez com que o julgamento da suspeição perdesse objeto.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil