Compartilhe este texto

Site divulga indevidamente informações pessoais de brasileiros; você pode estar na lista

Por Portal Do Holanda

02/05/2015 10h38 — em
Brasil



Um site chamado "Nomes Brasil" anda exibindo informações do CPF de muitas pessoas, bastando para isso inserir nome e sobrenome, e vem causando preocupação em brasileiros. 

"Ao encontrar o nome que procura é possível visualizar detalhes específicos do nome como estatísticas, informações sobre homônimos, número do CPF e ocorrências desse nome ao longo do tempo", diz a descrição do site, que ainda anuncia "as informações disponibilizadas são públicas e de livre acesso".

Abaixo, fizemos algumas pesquisas de pessoas públicas para exemplificar. Para não violar a privacidade, o número do CPF foi embaçado.


O CPF da presidente Dilma Rousseff também é exposto no site.

Já há petições online, com mais de 59 mil assinaturas, pedindo que a Polícia Federal retire o site do ar. "Isso é crime e os responsáveis precisam ser punidos. Ficar com o nome sujo já é ruim se o motivo é a falta de pagamento do próprio consumidor. Mas ficar com o nome sujo por conta de uma fraude é bem pior", diz a petição. "Segundo dados do SPC Brasil, cerca de 54% dos consumidores já foram vítimas de algum tipo de fraude, um número que representa cerca de 5,4 milhões de brasileiros apenas nas capitais do país".

De acordo com o site de informática Fator Binário, que averiguou a situação dos domínios de sites semelhantes, os responsáveis provavelmente compram algum tipo de mídia eltrônica que contém algumas informações básicas de brasileiros e as estão divulgando, bastando para isso a pessoa digitar qual informação está buscando. 


Outro exemplo, o do âncora e diretor do Jornal Nacional, William Bonner, nome artístico de William Bonemer Junior.

Anteriormente, um site denominado Fonedados.com já havia causado o mesmo tipo de situação, e foi denunciado pelo jornal O Globo em 2014. Mas no caso dele,  a busca poderia ser não só por nome mas também por telefone, endereço e CPF, exibindo números de celular, telefones fixos. Após a denúncia, o site ficou fora do ar. Porém já retornou a todo o vapor, e agora inclusive cobra $ 17 dólares por mês para divulgar a privacidade de cidadãos. Consta inclusive, uma denúncia no Ministério Publico Federal, sob número de processo 1.15.000.001481/2014-04 mas ainda assim continua funcionando.


A atriz Marina Ruy Barbosa também não escapou da exposição de seu CPF. E ainda aparece situação "suspensa" em seu cadastro.

Agora, brasileiros aguardam para que o tal site que divulga informações pessoais e pode facilitar golpes no nome de cidadãos, seja retirado do ar.


Bruna Marquezine é o nome artístico da atriz Bruna Reis Maia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil