Compartilhe este texto

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil

Por Agência Brasil / Portal do Holanda

23/05/2022 21h28 — em
Brasil


Foto: Pixabay

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria considerou que o produto está sem homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e por isso não pode ser comercializado.

A fabricante do carregador portátil deve informar a Anatel quantos produtos foram vendidos, quais já chegaram aos consumidores e qual a quantidade em estoque.

Caso não apresente estes e outros esclarecimentos em até 5 dias, a empresa deve pagar multa diária de R$ 50 mil e o comércio do produto será suspenso definitivamente, inclusive para vendas pela internet.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública alerta para o risco a saúde e segurança do consumidor quando um produto não é homologado por um órgão regulatório.

A venda do carregador portátil já foi retirada do site. Procurada a fabricante TecToy não respondeu aos nossos questionamentos.

No site consumidor.gov.br, a população pode registrar denúncias e casos onde se sentiram lesados, de forma gratuita, e as empresas tem até 10 dias para analisar e responder.

Na plataforma também é possível ver os históricos das empresas, conferir os prazos e comentar decisões.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil