Siga o Portal do Holanda

Brasil

Saiba como observar o céu durante a chuva de meteoros desta noite

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira, 12, e madrugada da quinta, 13, o céu será contemplado com uma chuva de meteoros Perseidas. Dessa vez, a chuva das Perseidas terá a melhor observação em oito anos, com expectativa de 100 meteoros por hora no pico da chuva. Mas só para garantir, quantas vezes você já esperou ansiosamente por algum fenômeno do tipo, e na verdade não conseguiu ver nada ao olhar para o céu?

Um detalhe importante na hora de observar o céu à noite é, além de procurar por lugares abertos e escuros, com o mínimo de luz artificial quanto for possível, como campos, terraços etc, dar alguns minutos para os olhos se acostumarem à falta de luz, olhando para um ponto do céu fixamente.

Confira algumas dicas para não perder mais uma vez o espetáculo celeste.

"A chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na madrugada do dia 12 para o dia 13 agosto, e nenhum equipamento é necessário. Basta se sentar ou deitar em uma posição confortável e olhar para o céu na região da constelação de Perseus, que é o radiante da chuva (por isso o nome Perseidas). A constelação de Perseus pertence ao hemisfério norte, e no hemisfério sul ela é vista próxima do horizonte nordeste. Por conta disso, quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, mais fácil será de observar os meteoros. (Eba! Boa notícia para os Amazonenses)

Um fator positivo nesse ano é que o pico dessa chuva ocorre durante a Lua Nova, portanto poderemos observar uma maior taxa de meteoros, uma vez que não haverá sua luz para ofuscá-los. Dê preferência para regiões longe de cidades grandes, ou de postes de luz, pois quanto mais escuro for o céu, mais meteoros poderão ser vistos.

Olhe para a direção norte/nordeste do céu, pois é de lá que a maior parte dos meteoros surgirão. Mas mesmo assim, fique de olho em outras partes do céu, pois muitas "estrelas cadentes" poderão riscar outras regiões do firmamento".
 
Fonte: Galeria do Meterito

Veja Também

Obs.: O pico de visibilidade para a chuva de meteoros Perseidas inicia-se a partir das 2h (horário de Manaus), e 3h no horário de Brasília. A partir das 22h (horário de Manaus), a Nasa irá transmitir ao vivo o espetáculo, com imagens captadas a partir do Marshall Space Flight Center.

Veja abaixo o canal:


Broadcast live streaming video on Ustream

+ Brasil

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.