Compartilhe este texto

Presidente da Confederação de Pescadores sai preso da CPMI do INSS

Por Portal Do Holanda

04/11/2025 6h31 — em
Brasil


Abraão Lincoln Ferreira - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, foi preso em flagrante nesta terça-feira (3) após prestar depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, no Senado Federal. A prisão foi determinada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), sob a acusação de falso testemunho.

Durante a oitiva, Abraão Lincoln foi confrontado com documentos e mensagens que contradiziam suas declarações. Ele negou vínculos com investigados centrais no esquema de fraudes em descontos indevidos em aposentadorias e pensões, como Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e Gabriel Negreiros, tesoureiro da CBPA. No entanto, registros bancários e e-mails apresentados pela comissão indicaram o contrário.

Além disso, o presidente da CBPA afirmou ter renunciado voluntariamente à presidência da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), o que foi desmentido por decisão judicial que comprovou seu afastamento compulsório por irregularidades administrativas.

A sessão, que já se desenhava tensa, culminou com a voz de prisão dada por Carlos Viana. “Não podemos permitir que esta comissão seja desrespeitada com mentiras deliberadas. A prisão em flagrante é uma medida extrema, mas necessária para preservar a integridade dos trabalhos parlamentares”, declarou o senador.

Abraão Lincoln foi conduzido pela Polícia Legislativa e permanecerá à disposição da Justiça. Esta é a terceira prisão decretada pela CPMI do INSS, que investiga um esquema bilionário de fraudes envolvendo entidades sindicais, servidores públicos e empresas de tecnologia.

A defesa do presidente da CBPA ainda não se manifestou oficialmente. A expectativa é que ele seja ouvido novamente nos próximos dias, agora na condição de investigado.A CPMI segue com os trabalhos e novas convocações devem ocorrer nas próximas semanas. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil