Compartilhe este texto

Prazo de inscrições para Enamed é prorrogado até 30 de julho, anuncia Inep

Por Portal Do Holanda

19/07/2025 17h28 — em
Brasil


Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o período de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cuja primeira edição está marcada para 19 de outubro. Os interessados têm agora até o dia 30 de julho para se inscrever, prazo que também se estende para pedidos de atendimento especializado e uso de nome social.

A inscrição deve ser feita pelo Sistema Enamed. A prova será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas equitativamente entre as principais áreas de formação médica: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o exame seguirá os parâmetros do Enade, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), além de regulamentações vigentes da prática médica. O Enamed será acompanhado por três questionários obrigatórios: um destinado aos estudantes inscritos como concluintes no Enade, outro voltado aos demais participantes, e um terceiro de percepção sobre a prova.

Lançado em 2025, o Enamed é obrigatório para os estudantes de medicina inscritos no Enade como concluintes, conforme definição do coordenador do curso. Outros profissionais podem participar voluntariamente, com possibilidade de utilizar os resultados em processos seletivos para especialidades médicas de acesso direto pelo Exame Nacional de Residência (Enare).

Entre os principais objetivos do Enamed estão: aferir se os estudantes adquiriram competências previstas nas DCNs; fornecer subsídios para o aprimoramento dos cursos de medicina; e contribuir com a qualificação dos futuros médicos para atuação eficiente no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta também busca integrar o Enade à prova teórica do Enare, promovendo maior efetividade na transição entre graduação e residência médica.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil