PM dá 'paulada' em motociclista que queria escapar de blitz; vídeo
FLAGRANTE - Um motociclista foi preso ao tentar furar uma blitz em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais. Ele levou uma ‘paulada” de um policial militar. A cena foi registrada durante a gravação de um vídeo institucional da corporação que falava justamente de pic.twitter.com/zFSBt5jQPU
— JUIZ DE FORA DA DEPRESSÃO (@jfdepressaojf) December 21, 2024
Um vídeo divulgado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) mostrando um motociclista sendo atingido por uma "paulada" durante uma blitz em Conselheiro Lafaiete, na região Central do estado, gerou polêmica nas redes sociais.
A ação, que ocorreu durante a gravação de um material para divulgar a "Operação Cavalo de Aço", levanta dúvidas sobre se foi encenada ou espontânea.
As imagens mostram um tenente, identificado como Dinei, apresentando a operação, que visa coibir crimes e infrações cometidas por motociclistas, além de "coibir a perturbação do sossego" causada por motocicletas com ruídos excessivos. "Vai aqui um recado para aquele condutor que está com a motocicleta irregular. Se você continuar com essa prática, você vai ter problemas com a Polícia Militar", afirma o tenente no vídeo.
Logo após a declaração, uma motocicleta com alto ruído passa em alta velocidade atrás do policial. Na sequência, um outro PM aparece e atinge o motociclista com um objeto rígido, em um movimento que se assemelha a uma "paulada". O condutor perde o controle da moto, cai e é detido pelos policiais.
O vídeo original, divulgado pelo 31º Batalhão da PM, foi posteriormente alterado após a repercussão negativa nas redes sociais. A ação levanta questionamentos sobre a legalidade e a proporcionalidade do uso da força na abordagem. Não está claro se a cena foi previamente combinada para a gravação ou se ocorreu de forma espontânea durante a operação.
ASSUNTOS: Brasil