Compartilhe este texto

Perícia em barco com corpos no Pará começa hoje; saiba detalhes

Por Portal Do Holanda

15/04/2024 10h49 — em
Brasil


Barco encontrado à deriva no Pará com corpos. — Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (15), a Polícia Federal iniciará a perícia no barco encontrado à deriva com corpos a bordo. No domingo (14), a embarcação foi trazida do mar para a terra firme.

A perícia deve identificar o número de vítimas e a origem do incidente. Tanto o barco quanto os corpos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Bragança, no Pará, e depois passarão pelo processo de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI - Disaster Victim Identification).

O procedimento de DVI segue protocolos internacionais, semelhantes aos utilizados em casos como a tragédia de Brumadinho em 2019, acidentes aéreos e desastres naturais. Ele vai permitir a identificação precisa e legal das vítimas, mesmo em estágios avançados de decomposição, utilizando amostras de DNA, características físicas, impressões digitais, registros odontológicos e objetos pessoais.

O trabalho pericial seguirá quatro fases de coleta: dados antemortem (informações sobre as vítimas antes do desastre), dados postmortem (obtidos dos corpos das vítimas), local do desastre e fase de comparação. Isso possibilita que os corpos sejam posteriormente entregues às famílias.

A princípio, a suspeita é que as vítimas sejam estrangeiras, mas a confirmação aguarda os resultados da perícia.

No sábado (13), pescadores encontraram o barco à deriva no mar, próximo a uma ilha na costa de Bragança. O reboque da embarcação foi acompanhado por uma aeronave e barcos, exigindo cuidado especial devido à presença de bancos de areia na área e ao estado avançado de decomposição dos corpos.

Tanto a PF como o Ministério Público Federal (MPF) investigam o caso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil