O Ministério Público de Roraima denunciou Halisson Conceição dos Santos, de 36 anos, por instigar e não impedir o assassinato da própria filha, Melinda Sofia, de apenas 2 meses, em Boa Vista. Segundo a denúncia do promotor Paulo André Trindade, Halisson teria enviado mensagens incentivando sua companheira, Renata Pereira dos Santos, de 26 anos, a matar a bebê, dizendo: “mata ela” e depois “morram vocês duas”.
Mesmo ciente do risco à criança, o homem não acionou a polícia nem tentou impedir o crime. Pouco depois, Renata asfixiou a filha, usando um colchão, lençol, travesseiro ou as próprias mãos. O laudo cadavérico apontou morte por sufocamento direto, além de hematomas no rosto, tórax e pernas.
Vizinhos relataram ter ouvido o choro intenso da bebê entre 4h e 5h da manhã, seguido de silêncio — momento que o MP acredita ter sido a morte. Horas antes, Renata foi vista bebendo em um bar com a criança no colo e discutindo com outra mulher.
O promotor classificou a conduta do casal como “desumana e cruel”, destacando que os dois usaram a filha para se agredir emocionalmente após discussões e consumo de álcool.
O MP pediu que Renata e Halisson sejam julgados pelo Tribunal do Júri por homicídio triplamente qualificado, com as agravantes de motivo torpe, meio cruel, vítima menor de 14 anos e impossibilidade de defesa da vítima.


