Onça-parda é encontrada dentro de barraca de praia no Ceará
Um funcionário de uma barraca de praia levou um susto ao encontrar uma onça-parda dentro do estabelecimento na manhã desta segunda-feira (7), em Camocim, município a cerca de 360 km de Fortaleza. O animal foi resgatado por agentes municipais e, no período da tarde, entregue ao Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).
A onça, da espécie Puma concolor, conhecida como onça-parda ou suçuarana, estava dentro de um compartimento utilizado para armazenar bebidas, na Praia da Tatajuba, região de dunas e lagoas bastante frequentada por turistas.
Segundo os agentes, trata-se de uma fêmea jovem, aparentemente saudável e sem sinais de agressividade. Ela foi contida de forma segura e colocada em uma gaiola fornecida pela Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepa).
No período da tarde, após acionamento do BPMA, foi decidido que o animal seria transferido para Fortaleza, onde passará por exames clínicos.
De acordo com a equipe de resgate, o comportamento dócil da onça levantou suspeitas de que ela possa ter sido criada ilegalmente em cativeiro. Por isso, somente após a avaliação veterinária será definido se o animal poderá ser reintegrado imediatamente à natureza ou se precisará passar por um processo de readaptação.
ASSUNTOS: Brasil