Compartilhe este texto

Nunes Marques pede vista em julgamento da Lei das Estatais

Por Portal Do Holanda

06/12/2023 16h25 — em
Brasil


Foto: Carlos Moura / STF

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou mais tempo para análise, suspendendo nesta quarta-feira (6), o julgamento sobre a validade de partes da Lei de Responsabilidade das Estatais que restringem nomeações políticas nessas empresas.

A ação em questão, movida pelo PCdoB, está sendo avaliada pelos ministros do STF. Até o momento, o placar está empatado em 1 a 1.

Antes do pedido de Nunes Marques, o ministro André Mendonça discordou e votou a favor da validade da restrição da lei. Ele argumentou que a norma é justa, proporcional e não viola direitos fundamentais da Constituição.

Mendonça destacou que as regras que limitam o envolvimento de políticos e pessoas ligadas a partidos no comando dessas empresas estão alinhadas aos padrões internacionais e aos princípios de Administração, como moralidade, imparcialidade e transparência. Além disso, ele afirmou que atendem ao desejo da sociedade por combate à corrupção.

Ele também apresentou dados sobre o desempenho financeiro das estatais nos anos após a implementação da lei, mostrando uma melhora significativa nos resultados, destacando a mudança positiva no comportamento dessas empresas.

Mendonça enfatizou que a questão não se trata das pessoas em si, mas sim de evitar situações que poderiam levar a irregularidades, afirmando que é sobre mitigar os riscos aos quais as pessoas poderiam ser expostas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil