Nomeação de 855 aprovados no 1º concurso do CNU é autorizada
Nesta terça-feira (11), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a nomeação de 855 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado em 2024. As nomeações são para o cargo de auditor-fiscal do trabalho, de nível superior, que atuará na Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A portaria nº 9.969/2025, publicada no Diário Oficial da União e assinada pela ministra Esther Dweck, define que a posse dos novos servidores dependerá da existência de vagas e da adequação orçamentária. O objetivo é garantir que as contratações estejam em conformidade com a Lei Orçamentária Anual e a sustentabilidade fiscal do governo.
Os novos auditores terão como missão fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas, combater o trabalho escravo e infantil e promover condições seguras e dignas de trabalho em todo o país. Essa é uma das primeiras nomeações autorizadas entre os aprovados no chamado “Enem dos Concursos”, que ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil