Museu da Língua Portuguesa reabre 6 anos após incêndio

Por Portal do Holanda

31/07/2021 15h56 — em Brasil

Museu foi reinaugurado hoje. Foto: Divulgação/ Secom

Seis anos após ser destruído por um triste incêndio, o Museu da Língua Portuguesa foi reinaugurado neste sábado (31), na Luz, região central de São Paulo.

De acordo com o G1, o local é um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, além disto, está situado na cidade que tem o maior número de falantes do português no mundo. São 260 milhões de falantes dessa língua em todo o planeta.

A visita neste sábado foi apenas para convidados, mas a partir de domingo (1º) o museu será aberto ao público. Por causa da pandemia de Covid-19, o museu foi reaberto com protocolos além do cerimonial que cerca as autoridades.

Na cerimônia oficial de reinauguração o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Portugal foram cantados por Fafá de Belém. O museu recebeu a Ordem de Camões, concedida pelo governo português a pessoas e instituições que prestem serviços relevantes à língua portuguesa.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil