Compartilhe este texto

Mortes de grávidas e puérperas por covid-19 dobram em 2021 no Brasil

Por Portal Do Holanda

17/04/2021 14h02 — em
Brasil


Covid faz gestação ser de alto risco - Foto: Pixabay

Os dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, mostram que o número de mortes de gestantes e puérperas (até 60 dias após o parto) dobrou este ano em comparação ao ano passado. De janeiro a abril, 289 mulheres morreram; já durante o ano de 2020 foram 449 mortes.

A taxa de mortalidade está acima da média da população geral. Houve um aumento de 145,4% nas mortes de grávidas e puérperas, enquanto a população geral teve um aumento de 61,6% no óbitos.

Ainda segundo os dados, a principal causa no crescimento de mortes é a falta de tratamento adequado. Uma em cada cinco gestantes não tiveram acesso a UTI e cerca de 34% não foram intubadas.

Ao G1, a médica obstetra Rossana Pulcinelli alertou que a covid tem tornado a gravidez de alto risco. "A gestante precisa ser isolada para não pegar Covid-19, precisa ter acesso aos dados para entender os riscos. Se ela tiver algum sintoma, ela precisa procurar o serviço de saúde, ser testada. Além disso, os hospitais precisam ser capacitados para atuar no cuidado dessas mulheres, com equipes de intensivistas e obstetras. A Covid-19 é uma das doenças que tornam a gestação de alto risco", alertou.

O Ministério da Saúde recomendou que grávidas se vacinem contra a covid-19 e o que mulheres que planejam ter filhos adiem a gestação após o agravamento da doença nesse grupo. Segundo a pasta, está sendo observado que grávidas estão desenvolvendo a forma grave da covid.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil