Moraes ironiza defesa de Torres: 'Secretário de Segurança é rainha da Inglaterra?'
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ironizou nesta quarta-feira (28) uma testemunha de defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. Durante audiência, Moraes questionou a tentativa de minimizar o poder do secretário de Segurança sobre o Comando-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), ao perguntar: "O secretário de Segurança é uma rainha da Inglaterra aqui?".
Anderson Torres chefiava a Secretaria de Segurança Pública do DF em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, Torres estava nos Estados Unidos. A defesa do ex-secretário tentou afastar a responsabilidade dele, alegando que não havia subordinação entre a PMDF e a Secretaria de Segurança.
Durante o depoimento, o coronel da PM, Rosivan Correia de Souza, afirmou que não existia relação de subordinação, mas apenas de vinculação entre a PM e a pasta. Moraes, no entanto, rebateu a fala, afirmando que, como ex-secretário de Segurança, sabia que havia “total subordinação”. Após ser questionado novamente, Rosivan admitiu: “Seria uma certa subordinação”.
Moraes é relator da ação penal que investiga uma suposta trama golpista no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro já votou para tornar réus Bolsonaro e outras sete pessoas pelo episódio, que resultou na destruição do patrimônio público e na maior crise institucional desde a redemocratização.
ASSUNTOS: Brasil