Moraes define datas para ouvir Bolsonaro e mais acusados de tentativa de golpe
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, marcou para a próxima semana os interrogatórios dos oito réus do núcleo central da tentativa de golpe de 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. As audiências presenciais começam na segunda-feira (9) e encerram a fase de instrução do processo, após o fim da oitiva das testemunhas nesta segunda (2), com a fala do senador Rogério Marinho.
O primeiro a ser ouvido será o tenente-coronel Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Depois, serão interrogados Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto — este último participará por videoconferência, pois está preso no Rio de Janeiro há mais de 160 dias. Moraes afirmou que os réus têm direito ao silêncio, mas também poderão se defender, apontar provas ou assumir responsabilidade.
Os oito foram denunciados por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros crimes. A decisão do STF de aceitar a denúncia em março abriu caminho para julgamento ainda neste ano, o que pode afetar diretamente o cenário político de 2026, mesmo com Bolsonaro já declarado inelegível pelo TSE.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil