Manaus/AM - O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A medida foi adotada após o registro de duas mortes suspeitas e dezenas de notificações de reações adversas graves possivelmente associadas ao imunizante.
Segundo informações divulgadas pelo governo federal durante coletiva de imprensa realizada com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Butantan, cerca de 500 mil doses da vacina já foram aplicadas em todo o país. Até o momento, foram registrados 42 casos de reações severas sob investigação, incluindo os dois óbitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, todos os casos ainda são considerados suspeitos e passarão por análise para determinar se há relação direta com a vacina. A suspensão tem caráter preventivo e permanecerá em vigor até a conclusão das investigações conduzidas pelos órgãos de vigilância sanitária.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é considerada a primeira do mundo contra a dengue administrada em dose única e a primeira produzida integralmente no Brasil. A campanha de imunização teve início neste ano, com prioridade para profissionais da saúde. Até a publicação das informações, o instituto não havia se pronunciado sobre a suspensão anunciada pelo governo federal.



Aviso