Compartilhe este texto

Ministério da Saúde lança chatbot para tirar dúvidas sobre vacinas

Por Portal Do Holanda

04/12/2023 10h10 — em
Brasil


Foto: Jhonata Lobato

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (4), o “chatbot” (assistente virtual) no WhatsApp para tirar dúvidas sobre vacinas e desmentir notícias falsas sobre as doses.

Além das vacinas, o chatbot dará informações sobre o horário de funcionamento de postos de saúde e a marcação de consultas pelo aplicativo ConecteSUS.

Para interagir do o chatbot, bata adicionar o número (61) 9-9381-8399 e mandar uma mensagem pelo WhatsApp.

O robô vai responder a quatro perguntas: vacinação, informações sobre as vacinas, combate à desinformação e recebimento de notificação.

As notificação são sobre campanhas e informações importantes, como por exemplo, a vacinação contra a Covid passará a ser anual para crianças de 6 meses a 5 anos de idade e grupos prioritários a partir de 2024. Essa é uma das informações concedidas pelo assistente virtual.

O serviço é uma alternativa para mudar o quadro de pessoas imunizadas, principalmente contra a covid-19, já que a vacina foi alvo de fake news desde sua criação.

Outros imunizantes também não têm sido procurados pela população. Um exemplo disso é que levantamento feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 1,6 milhão de crianças no Brasil não tomaram a primeira dose da vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, Saúde e Bem-estar

+ Brasil