Compartilhe este texto

Mensagem com vaga de emprego falsa é golpe para roubo de dados

Por Portal do Holanda

19/05/2022 12h09 — em
Brasil


Foto: Glauci Alencar

Criminosos virtuais estão enviando mensagens de texto usando o nome de grandes empresas, prometendo condições de trabalho atrativas, altos salários e carga de trabalho em meio período. A mensagem é um chamariz para roubar dados e roubar dinheiro das vítimas.

Um monitoramento mostrou que os golpistas disparam até 3 mil tentativas de golpes no país todos os dias. O delegado de Crimes Digitais, Alexandre Protopsaltis, contou ao G1 que os dados informados pela vítima o bandido abre contas e costuma solicitar uma "taxa de inscrição". 

A principal orientação é não clicar nos links enviados com as propostas, já que vagas assim não vão chegar por SMS ou Whatsapp. "Os criminosos se aproveitam da crise econômica e se valem de pessoas mais frágeis para conseguir obter a vantagem indevida", explicou o delegado.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil