Compartilhe este texto

Maiores vítimas de violência doméstica são meninas de até 9 anos

Por Portal Do Holanda

18/06/2024 17h03 — em
Brasil


Foto: Reprodução/Pixabay

Meninas com até 9 anos de idade foram as maiores vítimas da violência doméstica e intrafamiliar em 2022, conforme revelam os dados do Atlas da Violência 2024, divulgados nesta terça-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Os dados mostram que as mulheres entre 25 a 29 anos (11,4%) e de 30 a 34 anos (10,4%) também foram gravemente afetadas por essa forma de violência. Entre as vítimas de todas as idades, a violência física foi a mais prevalente, relatada por 36,7%, enquanto 31,1% sofreram múltiplos tipos de agressão.

A análise detalhada por faixa etária revela que, entre as meninas com até 9 anos, a negligência foi o tipo mais comum de violência (37,9%), seguida pela violência sexual (30,4%). Já para as jovens de 10 a 14 anos, a violência sexual foi predominante, representando 49,6% dos casos. Notavelmente, em casos envolvendo meninas até 9 anos, agressores de ambos os sexos têm a mesma incidência, com 50% cada, enquanto em outras faixas etárias, a maioria dos agressores é do sexo masculino.

Os números evidenciam uma situação alarmante de vulnerabilidade e violência enfrentada por mulheres e meninas no ambiente doméstico e familiar, apontando para a necessidade urgente de políticas públicas eficazes e de ações preventivas para proteger esses grupos vulneráveis e promover um ambiente seguro e justo para todas as mulheres brasileiras.


 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil