Início Brasil Lula se diz contra abertura de CPI para apurar ataques golpistas em Brasília
Brasil

Lula se diz contra abertura de CPI para apurar ataques golpistas em Brasília

Envie
Lula se diz contra abertura de CPI para apurar ataques golpistas em Brasília
Lula se diz contra abertura de CPI para apurar ataques golpistas em Brasília
Envie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quarta-feira, 18, que é contrário à abertura da CPI do Golpe, uma comissão no Senado Federal para investigar os ataques e invasões aos prédios dos três Poderes que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro. Para o petista, governo e os núcleos de inteligência dos órgãos federais têm mecanismos de investigação para conduzir o caso de forma autônoma. Segundo ele, a instalação de uma CPI pode “criar uma confusão tremenda”.

“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, disse em entrevista à Globonews.

Após os ataques, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) coletou assinaturas para instalar uma comissão para investigar o episódio. Dentre os apoiadores estão Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e Marcos do Val (Podemos-ES), este último aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para defender sua tese, Lula elencou todos os avanços das investigações do governo até o momento. “O que nós podemos investigar numa CPI que a gente não possa investigar aqui e agora? Nós estamos investigando. Tem mil e trezentas pessoas presas. Nós estamos ouvindo depoimentos e pegando telefone celular. Nós temos filmagens das câmaras que mostram quem participou e que não participou. Nós sabemos quem foi negligente e quem não foi negligente. Nós já temos uma coisa. O que você pensa que a gente vai ganhar com uma CPI?”, perguntou.

O petista reiterou que a decisão é dos deputados e dos senadores, mas afirmou que, caso seja questionado sobre o fato, irá se posicionar contra. “Se, por acaso, eles me pedissem um conselho, o que é difícil, eu dizia: não façam CPI porque não vai ajudar.”

Durante a entrevista, Lula também afirmou que o ex-presidente Bolsonaro estava contando com um golpe para voltar dos Estados Unidos e reassumir o poder. O petista ainda prometeu se reaproximar dos militares, mas enfatizou que quer as Forças Armadas despolitizadas.

Após os ataques, o presidente declarou que “perdeu a confiança” nas Forças Armadas. “Eu perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade”, admitiu Lula ao Estadão. O atual governo já determinou o desligamento de 144 militares da ativa que trabalhavam na Presidência da República.

Siga-nos no

Google News