Justiça condena servidor do INSS e mais quatro pessoas por esquema de fraude
Um servidor Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e mais quatro pessoas foram condenadas pela Justiça Federal por envolvimento em um esquema de fraude de benefícios do instituto em São Luís, Maranhão. Os desvios chegam a mais de R$876 mil.
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação de improbidade administrativa. Conforme as investigações, o servidor inseriu dados falsos no sistema para conceder benefícios sociais indevidos entre 2003 e 2005. Esse esquema fraudulento beneficiou cerca de 130 pessoas fictícias, causando um prejuízo de R$ 876.840,00 ao INSS. O servidor usou seu cargo para criar uma rede de 'laranjas' que sacavam e transferiam os valores dos benefícios em troca de comissões.
Como resultado, a Justiça Federal condenou os cinco réus a ressarcir o valor total com juros e corrigido desde a data do pagamento. Além disso, o servidor do INSS perdeu o cargo, teve seus direitos políticos suspensos e está proibido de firmar contratos com a Administração Pública por oito anos.
ASSUNTOS: Brasil