Insumos para produção de vacina da Oxford chegam ao Brasil só em fevereiro

Por Portal do Holanda

24/01/2021 6h58 — em Brasil

Chegada da vacina - Foto: Reprodução Twitter/Ministério da Saúde

A FioCruz  anunciou nesse sábado (23), que só deve receber insumos para produzir a vacina de Oxford no Brasil por volta do dia 8 de fevereiro. A previsão era que o material chegasse ainda este mês, mas a presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, informou que o laboratório chinês responsável pelos insumos teve problemas há alguns dias que comprometeram sua produção.

O problema, segundo ela, já está resolvido, mas a carga de ingredientes farmacêuticos ativos (IFA), deve demorar um pouco mais para chegar ao país. Contudo, a presidente garante que o Brasil não será prejudicado e que um novo lote de vacinas prontas já estão sendo negociados com a Índia.

Ela não especificou quantas doses devem serão compradas e nem quando as mesmas irão chegar, mas afirma que tudo está dentro do prazo firmado com a o laboratório AstraZeneca.  A FioCruz reitera que não devem faltar vacinas para garantir a 2º dose de quem irá receber a primeira nos próximos dias.

Nessa sexta (22), o país recebeu uma carga de dois milhões de doses da vacina de Oxford, 132,5 mil delas foram destinadas ao Amazonas que tem a situação mais crítica do país em número de infectados com a covid-19.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil