Insumo para produção da vacina de Oxford deve chegar em 8 de fevereiro

Por Portal do Holanda

25/01/2021 13h33 — em Brasil

Produção da vacina depende da chegada do insumo. Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta segunda-feira (25) que o primeiro lote de insumo para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca pode ser enviado em 8 de fevereiro ao Brasil.

De acordo com nota divulgada pelo órgão, ainda não há data confirmada para a remessa do insumo, chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). A Fiocruz não informou o prazo de entrega das vacinas.

O envio do IFA depende de aval das autoridades chinesas para que seja exportado. Já a utilização do produto depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A chegada do insumo estava prevista para o dia 9 de janeiro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, Zona Norte do Rio.

Na nota divulgada nesta segunda, a Fiocruz afirma que há um esforço institucional para "minimizar o impacto sobre o cronograma de produção da Fiocruz com a não confirmação, até a presente data, da chegada do IFA".


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil