Compartilhe este texto

Inscrições para o Enem 2024 encerram hoje

Por Portal Do Holanda

14/06/2024 9h16 — em
Brasil


Foto: Freepik

Hoje é o último dia para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o principal meio de ingresso ao ensino superior no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo, que originalmente encerraria em 7 de junho. Além de se cadastrar, os participantes podem solicitar atendimento especializado e utilizar o nome social, se necessário.

As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todos os estados do país.

Estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas são isentos da taxa de inscrição. Para os demais participantes, a taxa de inscrição é de R$ 85, e o pagamento deve ser feito até 19 de junho, por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O pagamento por Pix pode ser feito diretamente pelo QR code do boleto.

É importante ressaltar que a isenção ou a justificativa de ausência na edição anterior não garantem a inscrição automática para o Enem 2024. É necessário realizar o cadastro para participar.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante utilizando o login único do Gov.br. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la seguindo as instruções na própria plataforma. O portal do Inep oferece orientações detalhadas para os participantes, incluindo uma seção de perguntas frequentes sobre o exame.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é fundamental para o acesso ao ensino superior no Brasil, através do Sisu e do Prouni.

Instituições de ensino, públicas e privadas, utilizam as notas do Enem como critério de seleção, além de servirem como referência para programas governamentais, como o Fies.

Os resultados individuais do Enem também são válidos para processos seletivos de instituições de ensino em Portugal, com as quais o Inep possui convênio para o aproveitamento das notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior no país europeu.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil