Compartilhe este texto

Grávidas, crianças e adolescentes estão entre os infectados com varíola dos macacos em SP

Por Portal do Holanda

04/08/2022 15h42 — em
Brasil


Foto ilustrativa: Reprodução/TV Anhanguera

Duas grávidas, cinco crianças e cinco adolescentes estão entre os infectados com a varíola dos macacos, disse o Governo de São Paulo nesta quinta-feira (4). 

As grávidas que estão infectadas estão sendo acompanhadas e receberão orientação para o parto em unidade de saúde de alto risco. A recomendação para as gestantes infectadas é optar pelo parto cesárea, para evitar que o bebê se contamine. A possibilidade de parto vaginal deve ser avaliada pelo profissional de saúde. 

Já as crianças que estão com o vírus seguem em isolamento. De acordo com o governo de SP, a transmissão da varíola dos macacos para crianças pode acontecer por meio de beijos e abraços, além de objetos como toalhas. 

Segundo o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, até o momento há prevalência da doença em homens que se relacionam com outros homens, entretanto, esta situação é transitória. "Daqui a pouco, todas as pessoas vão estar passíveis de contaminação". disse. 

Os grupos considerados de maior risco são grávidas, crianças menores de 8 anos de idade e pacientes imunodeprimidos. Em São Paulo já foram registrados 1.298 casos da varíola dos macacos. 



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil