Grávidas, crianças e adolescentes estão entre os infectados com varíola dos macacos em SP

Duas grávidas, cinco crianças e cinco adolescentes estão entre os infectados com a varíola dos macacos, disse o Governo de São Paulo nesta quinta-feira (4).
As grávidas que estão infectadas estão sendo acompanhadas e receberão orientação para o parto em unidade de saúde de alto risco. A recomendação para as gestantes infectadas é optar pelo parto cesárea, para evitar que o bebê se contamine. A possibilidade de parto vaginal deve ser avaliada pelo profissional de saúde.
Já as crianças que estão com o vírus seguem em isolamento. De acordo com o governo de SP, a transmissão da varíola dos macacos para crianças pode acontecer por meio de beijos e abraços, além de objetos como toalhas.
Segundo o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, até o momento há prevalência da doença em homens que se relacionam com outros homens, entretanto, esta situação é transitória. "Daqui a pouco, todas as pessoas vão estar passíveis de contaminação". disse.
Os grupos considerados de maior risco são grávidas, crianças menores de 8 anos de idade e pacientes imunodeprimidos. Em São Paulo já foram registrados 1.298 casos da varíola dos macacos.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil