Governo lança aplicativo fitness para auxiliar pessoas com deficiência
O Governo Federal lançou o aplicativo Accessercise, que visa auxiliar pessoas portadoras de deficiência. O primeiro aplicativo fitness voltado para pessoas com deficiência teve investimento do Ministério do Esporte no valor de R$ 489 mil, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para pessoas com Deficiência (ANDE) via captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), tendo como gestora a Universidade Federal de São Paulo (FAP/UNIFESP).
A versão do aplicativo em português reúne videoaulas adaptadas, conteúdos educativos e um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias e espaços para desportivos.
Criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad, o aplicativo busca preencher a lacuna de recursos acessíveis no universo fitness. O nome vem da união dos termos acessibilidade e exercício em inglês. O Accessercise está disponível no Brasil para download em português e também para usuários do programa de benefícios Wellhub.
“Graças ao apoio do Ministério do Esporte, o Accessercise será gratuito em nosso país, oferecendo exercícios adaptados, interação social e mapeamento de espaços acessíveis. Essa é mais uma ação que reafirma nosso compromisso em tornar o paradesporto uma ferramenta de inclusão, saúde e autonomia para milhões de brasileiros. O esporte acessível é direito, é oportunidade e é transformação”, afirmou o secretário de Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil