Aneel envia equipe ao Paraná para investigar apagão que atingiu 25 estados
Um incêndio na subestação Bateias, da Copel no Paraná, provocou um apagão na madrugada desta terça-feira (14), afetando 25 estados, entre eles o Amazonas, e o Distrito Federal. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que enviará uma equipe técnica ao local para apurar a origem da interrupção e instaurar processos de fiscalização.
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o fornecimento de energia foi restabelecido em cerca de uma hora e meia nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Sul só voltou a ter energia após duas horas e meia. A Aneel destacou que investigará a responsabilidade dos agentes envolvidos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que o apagão foi causado por um problema na infraestrutura da subestação e não por falta de energia. “Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia”, disse em entrevista ao programa Bom dia, Ministro.
Silveira ainda ressaltou que o Brasil não corre risco energético, diferentemente dos episódios de 2001 e 2021. “Hoje temos muita energia, o que houve foi um problema técnico isolado na transmissão, e não na geração”, garantiu.
ASSUNTOS: Brasil