Ameaças de novos atos antidemocráticos foram detectadas pelo Governo para acontecerem simultaneamente nesta quarta-feira (11), em vários estados do Brasil.
Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU) , o movimento tem o objetivo de cercear direitos básicos da população como o direito de ir e vir e de propriedade, além de interromper o abastecimento de gêneros de primeira necessidade como alimentos, medicamentos e combustíveis.
Os atos golpistas vem sendo arquitetados por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, sobretudo o Telegram. Por conta disso, a AGU entrou com uma petição solicitando ao Supremo Tribunal Federal (STF), a adoção de medidas imediatas contra os responsáveis identificados.
Entre essas medidas estão: prisão em flagrante para que obstruir vias urbanas e rodovias e também de quem invadir prédios públicos; multa de R$ 20 mil para pessoa física que participar direta ou indiretamente dessas manifestações e de R$ 100 mil para pessoas jurídicas que financiarem qualquer suporte para estes; determinação para que o Telegram bloqueie grupos, usuários e administradores de grupos identificados com conteúdo deste fim; restrição de conteúdo deste fim; restrição temporária do direito à manifestação a fim de evitar o que aconteceu em Brasília no domingo (8); e notificação de governadores para que combatam qualquer tipo de ataques a prédios públicos ou bloqueios de avenidas e rodovias.





