Os beneficiários do Bolsa Família que foram doadores de recursos ou prestaram serviços nas eleições municipais deste ano podem ser bloqueados do programa a partir deste mês, afirma o Ministério da Cidadania. Serão averiguados os beneficiários que foram identificados como doadores de recursos financeiros, prestadores de serviços a campanhas eleitorais, candidatos a cargos eletivos com patrimônio incompatível com as regras do programa.
De acordo com o R7, uma mensagem automática será enviada às famílias para informar do bloqueio ou cancelamento do benefício. “Após a notificação, as famílias devem procurar um centro de atendimento do Bolsa Família em seu município e realizar a atualização cadastral”, explica Marina Carvalho de Lorenzo, diretora do departamento de operações da secretaria nacional de Renda de Cidadania.
Segundo o ministério, as pessoas com renda per capita mensal superior a dois salários mínimos no mês de dezembro, que tiveram o pagamento bloqueado, poderão atualizar os cadastros até dia 15 de janeiro para a reversão do bloqueio. Caso contrário, o benefício será cancelado definitivamente.
