Compartilhe este texto

Governador do Tocantins tem afastamento derrubado por Nunes Marques

Por Portal Do Holanda

05/12/2025 16h39 — em
Brasil


Foto:   Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderley Barbosa, teve seu afastamento do cargo derrubado nesta sexta-feira (5) pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, ele poderá retornar imediatamente às funções.

Barbosa havia sido afastado em setembro por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19, que apura desvios de recursos destinados ao enfrentamento da pandemia entre 2020 e 2021. O ministro acolheu o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa.

Para Nunes Marques, a medida cautelar representava uma “intervenção excessiva” na administração estadual, sem comprovação de risco efetivo à ordem pública ou à investigação. Ele também solicitou que sua decisão seja incluída para julgamento virtual na Segunda Turma do STF.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil