Início Brasil Gilmar Mendes dá 'bronca' em líder do CV durante julgamento no STF
Brasil

Gilmar Mendes dá 'bronca' em líder do CV durante julgamento no STF

Envie
Gilmar Mendes dá 'bronca' em líder do CV durante julgamento no STF
Gilmar Mendes dá 'bronca' em líder do CV durante julgamento no STF
Envie

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, repreendeu, nesta terça-feira (3), o líder do Comando Vermelho, Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP. O caso aconteceu após Marcinho VP solicitar ao STF a anulação de uma punição disciplinar grave recebida por uma briga na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) em 2018. 

Marcinho alegou que escolheu ser representado pela Defensoria Pública da União (DPU) e que a instituição teria sido "inerte" em sua defesa. Mas a DPU representa cidadãos com uma renda mensal bruta de menos de R$ 2 mil. Para Gilmar, a tese é “irrazoável”. O ministro afirmou que Marcinho é “líder de uma das maiores organizações criminosas do País, assistido por incontáveis advogados e possuidor de robusta estrutura financeira”.

Ele afirmou ainda que a DPU não está à disposição de réus para que escolham entre seus próprios advogados ou o órgão público. Ele considerou que a alegação de "inércia da defesa" parecia mais uma estratégia do que uma falta de representação adequada.

Marcinho VP foi punido por desobedecer servidores e cometer lesão corporal. A defesa tentou, sem sucesso, reverter a punição em várias instâncias, argumentando que houve nulidade pelo fato de Marcinho ter escolhido a DPU como representante. A Segunda Turma do STF manteve a punição por unanimidade em 16 de agosto, mas os advogados de Marcinho recorreram novamente. O novo pedido será analisado em sessão virtual na próxima sexta-feira, dia 6.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?