Compartilhe este texto

Geoglifos são encontrados durante sobrevoo no Acre; veja fotos

Por Portal do Holanda

02/07/2022 10h15 — em
Brasil


Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante um sobrevoo de rotina do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foram encontrados geoglifos no Acre. O estado já registrou mais de mil geoglifos, que são estruturas geométricas escavadas na terra, em forma de quadrados, círculos e retângulos.

Foto: Diego Gurgel/Secom

Os geoglifos foram registrados entre a margem direita do Igarapé Miterrã e a margem esquerda do rio Rapirrã, próximo à Bolívia, entre os municípios Plácido de Castro e Capixaba.

Com o aumento dos desmatamentos, os geoglifos foram descobertos na Amazônia na década de 1970, e começaram a ser estudados nos anos 2000. Construídos por civilizações que ocuparam o sul da Amazônia, antes da formação da floresta, os espaços seriam usados para cerimônias religiosas.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil