Compartilhe este texto

Fiocruz prevê fabricar vacina para 130 milhões de brasileiros em 2021

Por Portal Do Holanda

23/11/2020 14h42 — em
Brasil


Universidade de Oxford diz que vacina feita com a AstraZeneca mostra 70% de eficácia - Foto: Reprodução/TV Globo

Ao menos no primeiro semestre de 2021 está previsto a vacinação de pelo menos 65 milhões de pessoas e outras 65 milhões no segundo semestre, considerando 2 doses para cada pessoa, segundo informou o vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, nesta segunda (23).

Conforme à GloboNews, a Fiocruz tem um acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca, farmacêutica que desenvolve uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, para a produção das vacinas em solo brasileiro.

"Nós estaríamos prevendo no primeiro semestre termos 100 milhões de doses para oferecermos 2 doses para 50 milhões de cidadãos no Brasil, e vamos poder chegar já no primeiro semestre a duas doses e 65 milhões de brasileiros. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional da vacina na Fundação Oswaldo Cruz, chegaremos a outros 65 milhões, então o total de 130 milhões de brasileiros [que poderão ser vacinados]", disse em entrevista ao GloboNews. 

"A grande vantagem é que esse protocolo que deu o melhor resultado traz um benefício adicional. A gente vai poder fornecer a vacina para mais 30% de pessoas do que havia previsto", disse Krieger.

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca mostrou eficácia de até 90% conforme a dosagem, segundo resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (23). Os dados ainda não foram revisados por outros cientistas nem publicados em revista científica.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil