Compartilhe este texto

Ex-presidente da OAB-MT denunciou desembargador por corrupção antes de ser assassinado

Por Portal Do Holanda

06/11/2024 10h15 — em
Brasil


Advogado Renato Gomes Nery foi morto em uma emboscada próximo da casa dele, em Cuiabá - Foto: Divulgação

O assassinato do advogado Renato Gomes Nery, ex-presidente da OAB de Mato Grosso, ocorrido em Cuiabá, pode estar relacionado às suas denúncias contra o desembargador Sebastião de Moraes, acusado de manipulação de processos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Nery, em uma reclamação apresentada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que Moraes fazia parte de um esquema de corrupção e violava seus deveres funcionais ao julgar casos nos quais já havia atuado como juiz de primeira instância.

A disputa judicial sobre terras, em que Nery estava envolvido, teria gerado atritos com Moraes, que também foi acusado de influenciar decisões favoráveis a terceiros. Embora a reclamação de Nery tenha sido arquivada pelo CNJ, a investigação sobre sua morte, com sete tiros disparados contra ele perto de sua casa, segue em curso.

Sebastião de Moraes foi afastado de suas funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso após surgirem evidências de sua ligação com Roberto Zampieri, um advogado acusado de atuar como "lobista dos tribunais". A morte de Nery lança mais luz sobre as suspeitas de corrupção e manipulação dentro do Judiciário estadual.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil