Estados têm autoridade para fazer suas campanhas de vacinação contra covid

Por Portal do Holanda

14/01/2021 8h03 — em Brasil

Mas tem obrigações - Foto: Ilustrativa

O Ministério da Saúde esclareceu nessa quarta-feira (13), que todos os estados têm autonomia para organizar suas campanhas de vacinação locais e negociar a compra dos imunizantes com os próprios fornecedores, desde que as vacinas escolhidas já tenham recebido o aval da Anvisa para serem administradas no Brasil .

Também é necessário cumprir algumas medidas como notificar ao Ministério da Saúde diariamente sobre dados das vacinas usadas, assim como qualquer tipo de efeito adverso que o imunizado possa apresentar.

O recomendado, contudo, é que estados e municípios obedeçam e sigam o plano nacional de imunização que dita algumas diretrizes como definição de grupos prioritários e entrega das doses, que nesse caso seria feita pelo próprio Ministério a cada estado.

Nessa quarta-feira (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a distribuição acontecerá de forma igualitária e simultânea em todo o país, mas deixou claro que por conta da situação alarmante, Manaus terá prioridade na vacinação.

O estado tem batido recorde de internações diárias e o número de mortes também voltou a crescer nos últimos dias. O Amazonas também confirmou ontem o primeiro caso de reinfecção por uma variante amazônica do coronavírus.

 


+ Brasil