Compartilhe este texto

Entenda o que é mieloma múltiplo, câncer que matou Cristina Lôbo

Por Portal do Holanda

11/11/2021 11h35 — em
Brasil


Foto: Reprodução / Instagram

A jornalista Cristina Lôbo morreu nesta quinta-feira (11) aos 63 anos, após uma longa batalha contra um tipo raro de câncer, o mieloma múltiplo. A doença é um câncer na medula óssea, tecido do interior dos ossos que é responsável por produzir as células sanguíneas.

Com a doença, ocorre uma alteração genética das células sanguíneas chamadas de linfócitos de célula B, que causa uma proliferação descontrolada. "O acúmulo faz a medula óssea ser invadida. Quando o câncer se instala e vai progredindo, as células fabricam substâncias que danificam diretamente os ossos", explicou o oncologista André Murad, professor da UFMG ao Uol.

A doença causa fraqueza e ocasiona fraturas, osteoporose e um processo de destruição dos ossos, fazendo com que o tecido libere cálcio no sangue. Ocorre também a diminuição de produção de outras células como glóbulos vermelhos, causando anemia e sintomas como fraqueza e tontura. De acordo com o especialista, apesar de ser considerado raro, é o segundo tipo de câncer sanguíneo mais frequente.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil