Compartilhe este texto

Empresários e ex-gerentes da Petrobras são condenados na Lava Jato

Por Portal Do Holanda

02/12/2020 9h58 — em
Brasil


Representantes de empresas promoviam falsos contratos com fornecedores tradicionais da estatal. Foto: GloboNews/ Reprodução

Dois ex-gerentes da Petrobras e outros três representantes das empresas Akyzo, Liderrol e Andrade Gutierrez foram condenados por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato.

Os envolvidos foram os ex-gerentes da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira e Edison Krummenauer, executivo da Andrade Gutierrez Luis Mario da Costa Mattoni, Marivaldo do Rozario Escalfoni, empresário da Akyzo, e Paulo Roberto Fernandes, empresário da Liderroll.

De acordo com os procuradores, a Akyzo e a Liderrol faziam contratos falsos com fornecedoras tradicionais da Petrobras, como Andrade Gutierrez, Odebrecht, Carioca Engenharia e Queiróz Galvão, para intermediar e repassar as propinas a funcionários da estatal.

Foi nas contas dessas empresas que a força-tarefa encontrou registro de créditos de mais de R$ 150 milhões, após a quebra do sigilo bancário.

A sentença do juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, é desta terça-feira (1º). Essa foi a segunda do processo, visto que a primeira, ainda do então juiz Sergio Moro, de fevereiro de 2018, acabou sendo anulada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O processo da Lava Jato é derivado da 40ª fase da operação, batizada de "Asfixia", deflagrada em maio de 2017. Essa etapa investigou o pagamento de R$ 29,6 milhões em quatro contratos da Petrobras.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil