Embaixadores da China, EUA, Índia e Rússia serão ouvidos pela CPI da Covid

Por Portal do Holanda

15/05/2021 19h53 — em Brasil

Foto: Jacqueline Marshall/U.S. Air National Guard

Os embaixadores dos Estados Unidos, da Rússia, da China e da Índia serão ouvidos pela Comissão Temporária da Covid-19 em audiência pública remota nesta segunda-feira (17), a partir das 10h. A audiência pública tem como objetivo discutir as medidas que a serem tomadas para agilizar a aquisição de vacinas anticovid pelo Brasil. As quatro potências internacionais cujos representantes no país foram convidados fabricam suas próprias vacinas para enfrentar a pandemia de covid-19.

Segundo a Agência Brasil, na audiência também serão discutidas formas de cooperação internacional para a produção de imunizantes em território nacional. Assim como serão avaliadas as possibilidades de auxilio que os países produtores de vacinas poderiam prestar ao Brasil no combate à covid-19.

Prevista no cronograma de trabalho da comissão, a reunião foi requerida pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), que considera “dramático o quadro que o Brasil passa por conta da pandemia e a circunstância de não produzir os insumos necessários à fabricação das vacinas”.

Foram convidados para a discussão:

- Yang Wanming, embaixador da China no Brasil;

- Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil;

- Shri Suresh Reddy, embaixador da República da Índia no Brasil;

- Alexey Labetskiy, embaixador da Rússia no Brasil;

- um representante do Ministério da Saúde;

- a presidente da Comissão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senadora Kátia Abreu (PP-TO);

- o presidente da Comissão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

Será permitida a participação do público por meio de perguntas e comentários.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil