O Exército brasileiro enviou dezenas de mísseis antitanque para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista, Roraima. A medida foi tomada em resposta à crise de Essequibo, que envolve a Venezuela, a Guiana e o Brasil, segundo informações do colunista Marcelo Godoy do Estadão.
Fabricados pela empresa SIATT, os mísseis são capazes de atingir alvos a até 3 mil metros de distância e podem penetrar blindagens de até 530 mm. Eles são uma importante ferramenta para deter uma possível invasão da Guiana pela Venezuela.
Além dos mísseis, o Exército também enviou 16 blindados multitarefas Guarani para a brigada de Boa Vista. Esses blindados são equipados com armas e sensores que podem auxiliar na defesa da região.
A crise de Essequibo é uma disputa territorial entre a Venezuela e a Guiana devido a um grande território que fica entre os países. O Brasil tem se posicionado como mediador na crise e defende que a disputa seja resolvida por meio do diálogo e diplomacia.



